[1º Módulo do Programa de Residências Artísticas de 2007]
mércores, 18 de abril do 2007, por Isaac Cordal.
categorías: Axenda

Apresentação final dos projectos artísticos desenvolvidos
28 de Abril de 2007, 17.00 H
Nodar, S. Pedro de Sul
Local: Bar de Nodar (Junto à ponte sobre o Rio Paiva)

Sobre o Centro de Residências Artísticas de Nodar:

O Centro de Residências Artísticas de Nodar, situado numa comunidade rural de montanha no norte do distrito de Viseu, Portugal, organiza e produz o desenvolvimento de projectos artísticos pluridisciplinares (com ênfase nas artes sonoras, visuais ou intermedia) de artistas nacionais e estrangeiros, seguidos de apresentações públicas na região. Os artistas residentes no âmbito do desenvolvimento dos projectos artísticos são encorajados a estabelecerem interacções com o local, espaço geográfico e social, identidade e memória. As residências são calendarizadas em diversos módulos ao longo de 12 meses e decorrem num espaço de uma casa típica rural dotado de meios tecnológicos audiovisuais.

Programa:

17.00 H
Dennis Báthory-Kitsz (EUA)
Projecto: ³Birth Song: Cross-Cultural Exploration of an Old Birth Art²
Área Artística: Composição Electroacústica

Sinopse do projecto:

Birth Song é um projecto desenvolvido em colaboração com Stevie Balch. A canção é uma tradição que envolve as mulheres que acabam de dar à luz, em todas as culturas. O objectivo deste projecto é ouvir, gravar, transcrever, explorar, estudar, analisar e catalogar essas canções em diferentes culturas, descobrir os seus elementos comuns e as suas diferenças, relacionando-as com outras tradições ligadas ao nascimento, parto e relação mãe/criança. O projecto começa com uma residência em Nodar e continua através da Europa, América do Norte e América do Sul. Os seus resultados serão publicados no The Birth Songbook, juntamente com as gravações, fotografias e uma série de retratos sonoros e composições electroacústicas, performances e peças radiofónicas.

Biografia artística:

Dennis Báthory-Kitsz nasceu em 1949 e é compositor, autor, editor, professor e tecnólogo. Está envolvido no avanço das artes e tecnologia de um ponto de vista humanista e experimental. Dennis compõe desde o final dos anos 60 música para espectáculos de ³vaudeville², orquestras, esculturas sonoras, solistas, fita magnética e electrónica, dança, ambientes multimédia e eventos de performance. Dirige também a cooperativa de artistas Malted/Media e vive em Northfield, Vermont.

http://maltedmedia.com/people/bathory/

17.45H
Aaron Ximm (EUA)
Projecto: ³Nodar Field Recordings²
Área Artística: Arte Sonora

Sinopse do projecto:

Como artista sonoro trabalho exclusivamente com gravações de campo. Ao gravar procuro compreender o lugar onde estou. Sinto mais a presença do mundo quando o escuto com a intenção de o documentar. Prefiro que o diálogo se desenvolva, por si mesmo, entre o som do lugar e a minha experiência dele. Posso apresentar várias razões mas interessa-me uma em particular: A maioria das minhas gravações até agora têm decorrido em lugares com os quais tenho apenas uma relação passageira ou transitória. Interessa-me trabalhar num lugar durante um longo período de tempo, como foi o caso de Nodar. Não sei o que poderia surgir dessa maior intimidade ­ julgo que uma maior honestidade.

Biografia artística:

Artista sonoro e fonógrafo. Realizou o seu primeiro trabalho a partir de
gravações de campo no Outono de 1998 quando viajou através do Vietname. As suas composições têm sido tocadas em numerosos programas de rádio e estações de ³streaming² na Internet. Já foi entrevistado por inúmeras estações de rádio públicas e o seu trabalho já foi objecto de recensões nas revistas de música experimental mais importantes. O seu projecto ³one-minute vacations² teve destaque no programa ³The Next Big Thing² da estação WNYC e é regularmente citado em blogs e portais.

http://www.quietamerican.org

18.30H
Conversa com os artistas e confraternização

Mais informações:

Como chegar até Nodar:

http://www.binauralmedia.org/residency/residency_find.html

http://www.binauralmedia.org
info@binauralmedia.org
Tel. +351 91 895 18 57

Enviar comentario
Categorías
Isaac Cordal