ARQUITECTURAS RURAIS
luns, 11 de abril do 2011, por Isaac Cordal.

Programa de Residências Artísticas de Nodar (São Pedro do Sul)
Binaural / Nodar | www.binauralmedia.org

Períodos de Residência Artística: Abril, Junho e Setembro 2012
Disciplinas Artísticas: Instalações / Esculturas Sonoras

Candidatura Aberta até 15 de Setembro de 2011

Som e espaço formam um importante par no nosso ambiente quotidiano: Nenhum som existe fora do espaço, e nenhum espaço é realmente silencioso. Som e espaço reforçam-se mutuamente na nossa percepção, as qualidades de um espaço afectam a forma como percebemos o som e as de um som afectam a forma como percebemos um espaço. Resumindo, espaço e som são indissociáveis na nossa experiência do que é existir no mundo.

De igual modo, existem evidências claras da importância sonora de lugares sagrados ancestrais, os quais têm sido documentados por antropólogos. Os sons foram provavelmente uma parte importante de rituais, pela forma como afectavam o corpo humano e a função cerebral. Muitos dos lugares sagrados antigos foram construídos em pedra, as quais pelas suas qualidades geológicas ou pela sua disposição no espaço, geravam efeitos acústicos particulares de reverberação ou eco, estudados nomeadamente no domínio da arqueologia acústica.

Hoje em dia o planeamento dos espaços territoriais é dominado pelo elemento visual. Mas um novo corpo de conceitos, genericamente designado de arquitectura aural estuda a relação entre o desenho de estruturas arquitectónicas, a acústica e a experiência humana. Cada espaço construído tem o seu enquadramento sonoro específico, criado pela interacção entre uma série de variáveis: paisagem, desenho, estrutura, material e uso.

É legítimo afirmar que o caso específico dos territórios rurais coloca em evidência a profunda ligação existente entre paisagem, arquitectura e som. Por um lado, a paisagem rural é em grande medida uma paisagem antropológica e arquitectónica, transformada por uma miríade de construções utilitárias, muitas delas centenárias: moinhos de água, azenhas, canais de rega, casas de habitação, eiras, poços, lavadouros, espigueiros, minas, muros de pedra, capelas, igrejas, coretos, ruas, becos, largos, campos agrícolas, caminhos, etc. Por outro lado, grande parte das construções rurais implicam uma especificidade acústica, de tal forma que é possível em grande medida reconhecer a tipologia arquitectónica a partir da escuta desses lugares.

O Programa de Residências Artísticas de Nodar para 2012 irá precisamente explorar as interacções entre paisagem, arquitectura e som no contexto rural do Maciço da Gralheira, concelho de São Pedro do Sul.

Serão seleccionados 12 projectos artísticos de outros tantos artistas ou colectivos os quais irão “activar” acusticamente diferentes tipologias de construções rurais, através da criação de instalações e esculturas sonoras em contexto específico. Os projectos a seleccionar podem incluir a participação complementar de especialistas em disciplinas não necessariamente artísticas, como a arquitectura, arqueologia, antropologia, etc.

Em paralelo serão convidados antropólogos, geógrafos, arqueólogos e arquitectos para contribuírem para uma reflexão cruzada sobre a arquitectura rural da região e os seus novos usos potenciais, com ênfase nomeadamente nas estruturas que perderam a sua função original.

O processo de candidatura:

A candidatura deverá ser composta pelas seguintes informações:

- Proposta de projecto artístico a desenvolver (com indicação de metodologia e cronologia de trabalho);
- Biografia artística resumida (900 caracteres com espaços) e Curriculum Vitae completo;
- Ligações web para material audiovisual anterior do artista;
- Necessidades técnicas e materiais do projecto;
- Proposta de período temporal para a residência artística (Abril, Junho ou Setembro 2012).

As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente através do sítio internet da Binaural/Nodar, devendo ser preenchido o formulário electrónico de candidatura e efectuado o upload da documentação de candidatura referida atrás (num único ficheiro .zip ou .pdf): http://www.binauralmedia.org/news/pt/artist-residency/application-form/

Toda a documentação deverá ser enviada até 15 de Setembro 2011 e a escolha dos projectos artísticos será divulgada até 31 de Outubro 2011.

Caso seja necessário enviar materiais impressos ou editados (catálogos, CDs, DVDs), tal deverá ser feito para:

Binaural/Nodar
a/c Luis Costa
Caixa Postal Nº 119 - Nodar
3660-324 S. Martinho das Moitas
Portugal

Todas as dúvidas sobre a presente candidatura aberta podem ser colocadas por email (info@binauralmedia.org) ou por telefone (+351 232 723 160).

Nota: Para ano de 2012 não serão aceites projectos artísticos que não se enquadrem no tema proposto por esta candidatura aberta.

Luís Costa
Coordenador

Binaural | Nodar

Caixa Postal Nº 119 - Nodar
3660-324 S. Martinho das Moitas
Portugal

Email: info@binauralmedia.org
Tel. +351 232 723 160

http://www.binauralmedia.org
http://www.paivascapes.org
http://www.aldeias-sonoras.org
http://www.aldeiasdemagaio.org

Enviar comentario
Categorías
Isaac Cordal

A lesson in Impotence here from Schools Chancellor Carmen Fariña.

RSS 2.0 | Mapa do web | Espazo privado | Correo web | Spip | esqueleto