_ Narrativas Sonoras do Futebol
Especificidades Sociais de um Jogo Universal
www.binauralmedia.org

Binaural / Nodar (PT) anuncia uma candidatura aberta à apresentação de trabalhos sonoros para uma edição online.

Data Limite: 08 de Julho de 2010

O futebol é comummente referido como um interessante campo de análise social de alguns aspectos funcionais das sociedades contemporâneas. Questões como a produção de vencedores e perdedores, a dinâmica das actividades das claques organizadas e dos respectivos rituais, as especificidades das ligas profissionais e amadoras de futebol, a economia e a política da gestão de equipas e dos patrocínios e contratos de direitos televisivos, as performances corporais dos jogadores e o seu impacto na criação de modelos para os jovens, a formação e partilha de histórias e mitos do futebol, as divisões étnicas e de classe entre os participantes, ou o nacionalismo exaltado numa época de competições mundiais, têm sido fonte de recente pesquisa antropológica e social.

Muitas destas questões incorporam significativas características sonoras, o que pode ser evidenciado através da utilização de gravações sonoras de campo e / ou técnicas de composição sonora.

No contexto do próximo Mundial de Futebol 2010 na África do Sul, a Binaural / Nodar anuncia uma candidatura para uma edição web de áudio, através da qual fonografistas, artistas sonoros e / ou compositores experimentais são convidados a apresentar projectos novos ou já editados / compostos de obras sonoras que lidem com o papel do futebol na formação de identidades políticas e socioculturais.

No final do período de candidatura, 11 (o número de jogadores em uma equipa) peças sonoras com uma duração máxima de 10′00”cada uma serão seleccionadas e apresentadas na forma de uma edição Web, a ser colocada online a partir de 15 Julho de 2010.

A selecção dos trabalhos será curada pelos artistas associados da Binaural / Nodar, Rui Costa e Duncan Whitley, e será baseada na qualidade dos trabalhos apresentados e dos textos de apoio e aderência do trabalho ao tema proposto.

Links para as biografias dos curadores:

http://www.binauralmedia.org/news/pt/people/associated-artists/rui-costa
http://www.binauralmedia.org/news/pt/people/associated-artists/duncan-whitley

Por favor, forneça:

1. Ligação web para o seu trabalho sonoro: os ficheiros áudio deverão ser enviados em 16 bits e nos formatos. wav ou .aiff com uma duração máxima de 10′00 “. MP3 ou outros formatos comprimidos não serão aceites. Deverá fornecer um link para a URL do ficheiro de áudio no seu espaço web pessoal, ou utilizar um serviço de transferência de ficheiros (Send Space, Send This File, Sound Cloud, etc.)

2. Um ficheiro de texto, incluindo a biografia do artista e do respectivo site, uma descrição do trabalho sonoro (resumo das entradas do diário, as datas / locais / coordenadas geográficas das fontes sonoras, o processo de trabalho, a descrição das técnicas, um breve ensaio sobre os aspectos sociais e antropológicos da peça, etc.) e informações de contacto do autor.

3. Opcionalmente: Um link para um conjunto de fotografias descrevendo os locais de gravação, o processo de trabalho, etc.

Para submeter os trabalhos sonoros e para as questões sobre esta candidatura, por favor envie um email para Luis Costa (luis@binauralmedia.org).

Enviar comentario
Categorías
Isaac Cordal